HISTÓRIA

A evolução da luta de braço
no Brasil

Segundo a Entidade Internacional World Armwrestling Federation, pesquisadores afirmam ter encontrado em papiros egípcios de dois mil anos antes de Cristo, desenhos que demonstram a prática de uma atividade semelhante à Luta de Braço. Também há trabalhos que demonstram a Luta de Braço sendo praticada pelos Vikings, povo guerreiro, que vivia na região da Escandinávia. Até hoje, em uma competição chamada Olimpíada Viking, disputada entre Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Holanda entre outros, a Luta de braço é uma das modalidades.

A Luta de Braço é um esporte muito popular, apesar de poucos saberem que se trata de um esporte oficial, reconhecido pelo COB e pelo COI, que possui uma federação mundial com 160 países filiados a World Armsport Federation. 

Este esporte no Brasil é conhecido por vários nomes diferentes como “Francesa”, “Braço de Ferro”, “Cana”, “Jogo de Braço” entre outros. Durante muito tempo esta modalidade enfrentou o preconceito de ser “coisa de boteco”, sempre ligada a bebidas e apostas, mas com o decorrer do tempo, devido ao trabalho sério da CBLB (Confederação Brasileira de Luta de Braço), o apoio da mídia e do Governo Federal, conseguimos afastar esse preconceito.

A Luta de Braço começou a ser praticada no Brasil como modalidade esportiva em 1949. A competição foi em Campinas e organizada pelo Ateneu Paulista, escola da época, se tornando uma tradição da escola organizar anualmente essa competição. No começo dos anos 60, o jornal paulistano Gazeta Esportiva, passou a organizar uma competição estadual. Era um campeonato longo, com rodadas de terças e quintas a noite. A partir desses torneios surgiram nomes de extrema importância para nossa modalidade como Nivaldo Félix, Hugues Jorge, Whashington Lázaro, Pai Tomé, Ceará, os irmãos Capelli, Ferreirinha, Francisco Borges entre outros.

Devido ao grande sucesso desse evento organizado pela Gazeta Esportiva, por volta de 1966, a Confederação Brasileira de Culturismo passou a organizar a Luta de Braço brasileira, começando a realizar os primeiros campeonatos brasileiros, que contavam com a participação dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A CBC organizou os campeonatos brasileiros até 1986.

 Em 1987, os senhores Nivaldo Félix Cerqueira e Whashington Lázaro, fundaram a Federação Paulista de Luta de Braço, com sede em Campinas – SP. Sendo na época a única entidade oficial da modalidade, passou a organizar os eventos estaduais e nacionais até 1994, quando Paulo Rogério de Oliveira Sabioni, Humberto Panzetti e Nivaldo Félix Cerqueira, fundaram a Confederação Brasileira de Luta de Braço, entidade que administra a modalidade até os dias de hoje.

A C.B.L.B.H teve como seu primeiro Presidente Humberto Aparecido Panzetti, o qual ficou no cargo de 1994 a 2009. Logo após, assumiu a Presidência da Confederação o Sr. Hamilton Oliveira Amparado Júnior, tendo seu mandato de 2009 a 2011. Na eleição de 2011, o Sr. Paulo Rogério Oliveira Sabioni foi eleito Presidente da entidade, ficando no cargo até ano 2018. Em 2018 o até então Presidente da Federação Paulista de Luta de Braço, o Sr. Márcio Moreira, passou a exercer o cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço.

1994

Foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço (C.B.L.B).

1987

Foi fundada a Federação Paulista de Luta de Braço, na cidade de Campinas.

1977

Inclusão oficial da luta de braço como modalidade esportiva.